MVP: System Center - MCSE: Private Cloud - MCPD: .NET Framework 3.5 - MCITP - MCTS - MCDBA
MVP Logo

Pageviews 2014: 1303202
Pageviews 2013: 2399409
Pageviews 2012: 3209633
Pageviews 2011: 2730038
Pageviews 2010: 1470924
Pageviews 2009: 64608

Últimos posts

Categorias

Blogroll

Arquivo

Tags

Office 2010 e Windows Mobile Device Center (WMDC)

Ontem instalei o Office 2010 na minha máquina, e claro baixei a versão x64 (64 bits) já que o meu Windows 7 é 64 bits.

Porem, ontem a noite não conseguia sincronizar o meu telefone Windows Mobile com o Outlook e recebia o erro:

"Either these is no default mail client or the current mail client cannot fulfill the messaging request. Please run Microsoft Office Outlook and set it as the default mail client."

Tentei de tudo, reinstalei o Office, o WMDC, verifiquei o Event Viewer e nada. Até que resolvi usar o Debug do Visual Studio 2008 e descobri que o WMDC faz uma chamada em 32 bits para uma biblioteca de nome MAPI.dll, que no caso do Office 2010 64 bits não existe uma segunda versão 32 bits.

Solução: Desinstale o Office 2010 64 bits e instale a versão 32 bits. Não adianta reclamar, depois de achar o problema consultei o log de erros no site Microsoft Connect e vi que este problema não é do Office e sim do WMDC que não tem versão com chamada de API 64 bits.

Posted: jul 31 2010, 16:27 by msincic | Comentários (6) RSS comment feed |
Filed under: Office

PPTs e links do TechNet Webcast: Migração de Windows SharePoint Services 3.0 para SharePoint Foundation 2010

Junto com o André Lima realizamos o webcast da semana de migração do Microsoft TechNet.

Conforme prometido segue o pps da apresentação e os links de referencia:

PPT da apresentação: Webcast Migracao SF2010.pps (3,09 mb)

Links:

•Guia de Migração – http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc303309.aspx

•Novidades do Sharepoint 2010 – http://technet.microsoft.com/pt-br/sharepoint/ee518670.aspx

•TechNet Magazine: Prepare-se para migrar – http://technet.microsoft.com/pt-br/magazine/ff770990.aspx

•Palestrantes: – www.marcelosincic.com.br (twitter.com/marcelosincic) e andrealveslima.spaces.live.com (twitter.com/andrealveslima)

Para baixar o webcast acesse o link: http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/TechNet-Webcast-Migracao-de-Windows-SharePoint-Services-30-para-SharePoint-Foundation-2010-em-29-de-Julho-as-1200.aspx

TechNet Webcast: Migração de Windows SharePoint Services 3.0 para SharePoint Foundation 2010 em 29 de Julho as 12:00

Já realizado, use o link abaixo para baixar ou assistir o webcast gravado. No post PPTs e links do TechNet Webcast- Migração de Windows SharePoint Services 3.0 para SharePoint Foundation vc poderá acessar o ppt e os links citados no webcast.

Na quinta dia 29/07/2010 estarei junto com o André Lima (http://andrealveslima.spaces.live.com) apresentando o webcast da semana de migração, e a nosso cargo está o de WSS 3.0 para o Sharepoint Foundation 2010.

Nossa idéia será iniciar com um overview das novas funcionalidades e demonstrar um site em WSS 3.0 com blog, wiki e team site criados e como a migração in-place foi realizada.

Não poderemos demonstrar em um webcast por limitações óbvias, mas aboraremos como fazer a migração em farms.

Link para baixar ou assistir a versão gravada: https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032456610&culture=en-US

TechNet Webcast: Migração de Windows SharePoint Services 3.0 para SharePoint Foundation 2010

TechNet Webcast: Migração de Windows SharePoint Services 3.0 para SharePoint Foundation 2010

Idioma(s): Português.

Produto(s): Outros.

Público(s): Generalista de TI.

Duração: 60 Minutos

Data de Início: quinta-feira, 29 de julho de 2010 12:00 Brasília

Visão Geral do Evento
Veja neste webcast como fazer o upgrade das funcionalidades que você criou no Windows SharePoint Services 3.0 para o SharePoint Foundation 2010.

System Center Configuration Manager 2012 - Parte III

Veja a parte I: http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/System-Center-Configuration-Manager-vNext-Parte-I.aspx
Veja a parte II: http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/System-Center-Configuration-Manager-vNext-Parte-II.aspx

Neste terceiro post das novidades do ConfigMgr vNext vou abordar as novas funcionalidades referentes ao grupo de operações “Monitoring”.

A imagem abaixo mostra como foi organizado esta árvore com os alertas de estados gerados pelas situações do servidor e pacotes, como já havia no SCCM 2007. Em Queries é possivel montar as consultas a dados que os administradores utilizam para procurar dados ou máquinas especificas, gerar listas ou base para coleções.

Reporting são as coleções de relatórios que no vNext ficam todos no SQL Server Reporting Services, diferente das versões anteriores que mantinham tanto relatórios no SQL RS quanto no formato proprietário. Essa mudança foi gradual, já que os novos relatórios no R3 precisavam ser instalados a parte e só funcionavam com o SQL RS (Instalando os relatórios da feature Power Management do SCCM R3).

Vamos a algumas novas telas que possuem funcionalidades bem interessantes. A primeira delas é a tela abaixo onde podemos ver a estrutura do Site. Notem que o dashboard mostra os servidores e ao parar o mouse sobre um deles é possivel ver a situação dele e ter acesso a configurações. Essa é uma funcionalidade bem interessante e prática para os administradores de multiplos sites com hierarquias complexas e diversos servidores.

Site

Site Status

Outra interessante funcionalidade é a monitoração do status dos clientes. Note que na primeira parte abaixo o dashboard mostra como está a “saúde” dos clientes, indicando em um gráfico e com dados quantas estações estão com problemas ou falhas. Também destaca-se no dashboard os links para “Client Status Settings” facilitando a configuração dos dashboards.

Note também a presença dos links que permitem detalhes de ocorrencias, como mostrado nas duas imagens abaixo.

Client Status-1

Client Status-2

Similarmente o dashboard de atividade dos clientes irá facilitar a visualização de clientes que demoram a se reportar e entram em estado de inatividade. Veja mais um vez que os dados são mostrados de forma simples de serem visualizados e com detalhamento por grupo de computadores.

E na segunda imagem com as trends é possivel ver em um elegante gráfico de barras quantos clientes se comunicaram em um prazo especifico, permitindo com isso verificar também como anda o tráfego de dados entre servidor e cliente.

Client Activity-1Client Activity-2

No próximo post irei detalhar as novidades de “Asset and Compliance”.

Instalação do Agente System Center Data Protection Manager no Windows 2008 R2

Ao tentar instalar o agente do DPM, tanto o 2007 quanto o 2010 no Windows 2008 R2 tive problemas em algumas máquinas.

SINTOMA

Ao tentar instalar de forma automática pela console ele acusa o erro abaixo:

Error 313: The agent operation failed … Error details: Fatal error during installation (0x80070643)

CAUSA

Erros de instalação podem acontecer por alguns problemas típicos como usuário e senha insuficientes para o processo mas neste caso o problema em 3 servidores que já ocorreu foi por causa do firewall.

Mesmo não habilitado o serviço de firewall do Windows está no ar e proíbe a inclusão da regra de exceção. Isso vale quando o firewall está desabilitado mas o serviço está em execução.

SOLUÇÃO

  1. Desative o firewall pelo Network Sharing Center
  2. Pelo Services do Windows pare (stop) o serviço de firewall do Windows
  3. Volte ao console do DPM e mande instalar o agente

Em geral este procedimento simples resolve o problema. Se você tiver outros problemas fique a vontade para entrar em contato ou escreva nos comentários.

TechEd 2010 – Eu estarei lá (como palestrante) e você?

Techedassinatura

Para quem não teve a oportunidade de ir a um destes eventos, saiba que é o maior evento técnico da Microsoft e um dos maiores encontros do Brasil. No site http://www.teched.com.br/2010 você poderá ter idéia dos anos anteriores clicando em “Anteriores”.

O Thiago Everton fez um guia interessante para os que são de fora de SP em Guia para Mochileiros de 1ª viagem ao TechEd Brasil.

Se vale a pena ir?    Eu vou todos os anos, só não pude ir no ano passado por ter viagem marcada para o Chile e me arrependi (Final do WinThe7, final de semana emocionante !!!!).

O meu primeiro TechEd nem foi no Brasil, foi em Atlanta USA em junho de 2001. Lá conheci pessoas que até hoje encontro pelos “corredores” e o Edu Campos que organizou o primeiro TechEd naquele ano de 2001 e fui palestrante. No TechEd de 2003 fui palestrante novamente e depois disso me afastei um pouco de eventos. No TechEd de 2008 participei na área de Hands On e no TechEd de 2009 eu participaria novamente, desta vez por causa do concurso WinThe7, mas como coloquei acima não pude completar.

Este ano vou ter o privilégio de participar novamente como palestrante pela terceira vez (2001-2003-2001) na track de Certificação. Espero rever e fazer novos amigos por lá. Por enquanto não recebemos a agenda nem detalhes, mas assim que receber atualizo o post.

A track Certificação será bem interessante. Por exemplo, sei que o Vinicius Apolinário (http://blogadmderedes.spaces.live.com/) irá fazer uma palestra sobre os exames de Exchange 2010. Eu farei sobre Sharepoint 2010 e Windows Application .NET Framework 4.0 e com certeza teremos de Windows 2008 R2, SQL Server 2008 R2 e outros produtos novos.

Track: CER - Certificação
Sessão: CER206
Nível: 200
Título: Dicas e Truques do Exame 70-667: Microsoft SharePoint 2010, Configuring
Descritivo: Dicas e Truques para quem deseja realizar o exame 70-667, válido para a certificação MCTS
Palestrante(s): Marcelo Sincic

Track: CER - Certificação
Sessão: CER205
Nível: 200
Título: Dicas e Truques do Exame 70-511: Windows Applications Development with Microsoft .NET Framework 4
Descritivo: Dicas e Truques para quem deseja realizar o exame 70-511, válido para a certificação MCTS
Palestrante(s): Marcelo Sincic

ATUALIZADO 12/07/10: Windows Server 2008 R2 SP1 e Windows 7 SP1 está disponivel em Beta 1

Link de detalhes: http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/sp1.aspx
Link para download: http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/trial-software.aspx
Post com os testes do SP1 no Hyper-V: http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Hyper-V-com-Service-Pack-1-Beta.aspx

Nota: O download para o Windows 2008 R2 e do Windows 7 são o mesmo pacote.

Win7SP1

Foi anunciado hoje pelo time de produtos que o SP1 do Windows Server 2008 R2, e consequentemente, o SP1 do Windows 7 estará em breve na fase Beta. A versão final está prevista para julho.

São destacados dois recursos novos, alem dos diversos hotfix e implementações de segurança:

  1. RemoteFX - Uma nova interface para usuário remoto que permite entregar toda a interface rica do Windows, o que inclui transparencias e efeitos de animação
    Veja mais detalhes em http://blogs.technet.com/b/virtualization/archive/2010/03/18/explaining-microsoft-remotefx.aspx
  2. Dynamic Memory - Assim como já existe memórias hotswap será possivel fazer isso em maquinas virtuais baseadas no Hyper-V. Este recursos é bem interessante se pensarmos em balancear memória "a quente" quando uma VM estiver precisando de mais memória momentaneamente.
    Veja mais detalhes em http://blogs.technet.com/b/virtualization/archive/2010/03/18/dynamic-memory-coming-to-hyper-v.aspx

Opinião pessoal: O RemoteFX permitirá ter o ambiente VDI (desktop virtual) mais próximo do que o usuário hoje tem em uma maquina standalone. Não sei se isso sinceramente seria um produto rentável, então por isso ele estar em um Service Pack e não Release. Quanto ao Dynamic Memory esse sim é fantátisco e fará diferença !!!!

Já o SP1 do Windows 7 não promete mudanças, sendo apenas um pacote com todas as correções até o momento.

Fonte: http://blogs.technet.com/b/windowsserver/archive/2010/06/07/coming-soon-windows-server-2008-r2-sp1-beta.aspx

WebMatrix: Gerenciador para desenvolvimento de sites (WPI 3 Beta)

A Microsoft disponibilizou uma nova versão do Web Platform Installer V3 Beta. Já havia postado sobre a versão 1 e 2 (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Microsoft-Web-Platform.aspx) e agora temos acréscimo na versão 3 não apenas de aplicações web mas também de aplicações para desenvolvimento.

Agora são distribuídas as versões do Visual Studio Web Developer 2010, SQL Server 2008 R2 e versões recentes das aplicações como BlogEngine, WordPress, Moddle, etc. Porem foram acrescentadas novas aplicações muito interessantes:

WPI-3

  • O Microsoft Azure Tools é um pacote de utilitários que acrescentam ao Visual Studio o suporte a gerenciar e implementar aplicações no Azure, ambiente de cloud da Microsoft
  • Windows Server AppFabric é um servidor que permite hospedar os serviços que utilizam WCF
  • O WebMatrix é um gerenciador de sites web, muito interessante. Não apenas gerenciar páginas e faz a implementação no site, mas inclui relatórios e ferramentas para análise do site. Vou falar um pouco mais do WebMatrix.
  • IIS Express que é superior ao atual Web Server do Visual Studio por ser uma única instancia ao invés das individuais que o VS cria, como a imagem abaixo.
IIS Express

Nota: O WebMatrix não é um editor de páginas, ele apenas cria as páginas vazias sendo necessário o Visual Studio 2010 (pode ser o Express) para editar as páginas e códigos.

A tela inicial abaixo do WebMatrix já mostra bem o que ele faz. Diferente do WebMatrix do ASP 1.0 que era um micro Interdev, este tem tarefas de gerenciamento de arquivos de um site, banco de dados e relatórios do seu site. Note a interface gráfica que está se tornando um padrão nos novos produtos da Microsoft, com a Ribbon e as tarefas separadas por splits na parte de baixo do painel, com detalhamento na parte central da tela.

 

WebMatrix

Nesta segunda tela vemos as opções ao clicar na opção “Site” acima. Note no menu que uma sacada interessante é a opção de executar o site tanto no IE quanto no Firefox, o que vai facilitar para testes de desempenho e compatibilidade em múltiplos browsers. Note também a possibilidade de incluir novos arquivos no site, mas lembre-se da nota anterior de que é necessário clicar no botão “Visual Studio” para editar as páginas e arquivos com os wizard, já que o WebMatrix só suporta modo texto.

WebMatrix-1

Nas tarefas “Databases” temos uma série de ferramentas para manipular um banco de dados embutido no site. Para quem ainda não conhece, este recurso foi introduzindo do Framework 3.x e permite abrir arquivos com extensão mdf diretamente no IIS, tendo as funções do SQL Server totalmente compatíveis. Isso facilitou muito para quem hospeda sites e não tinha a opção de instalar um banco de dados. Com os wizards do WebMatrix é possível criar databases, tabelas, índices, executar queries, etc..

WebMatrix-DB

Algo que me chamou atenção foi a tela de Reports com a opção de gerar um relatório de análise SEO utilizando o Bing. Este recurso é muito importante para o desenvolvedor já ter antes da publicação do sites dicas e um relatório de como o site será visto pelos SEOs (sites de busca) quando for publicado. Isso aumenta muito a eficiência das pesquisas e permitirá ao desenvolvedor fazer as customizações sem conhecer tudo sobre SEO.

WebMatrix-Reports

WebMatrix-Reports-2

É isso ai, para quem quiser baixar e começar a usar as ferramentas vá ao link http://www.microsoft.com/web/webmatrix/download/
Login