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Novos MVA’s Disponíveis: Gerenciamento de Infraestrutura de Updates e Proteção de Dados e Servidores para Nuvem Privada

Os dois MVAs que foram disponibilizados hoje tem por objetivo ajudar no uso da suite System Center em dois pontos bem específicos e que muitos sentem dificuldade em utilizar e entender:

  1. Infraestrutura de Updates – Aborda o uso do SCCM como alternativa mais completa que o WSUS em um ambiente gerenciado e como integrar o WSUS ao VMM para aplicar os updates de forma inteligente e escalonada em farm de servidores Hyper-V
  2. Proteção de Dados – Como o DPM pode ser a solução ideal para proteção de ambientes Microsoft, principalmente voltado a Nuvem Privada e infraestrutura de virtualizazação Microsoft

Clique nos prints abaixo para abrir os cursos diretamente no MVA.

Em fase de produção tenho outros MVA’s:

  • Gerenciamento de Infraestrutura de Rede para Nuvem Privada
  • Automatizando processos em Nuvem Privada
  • Gerenciamento de Infraestrutura de Storage para Nuvem Privada

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Posted: dez 03 2013, 23:46 by msincic | Comentários (2) RSS comment feed |
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Dell Management Packs para SCOM 2012 R2 Liberados

Monitorar fisicamente servidores, storages e equipamentos físicos é uma premissa e um recurso muito importante para administradores de Datacenter.

Para os que não sabem ou ainda não implementaram a solução do OME (Open Management Essential) integrada com o SCOM leia o artigo que publiquei em http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Monitorando-Storages-EqualLogic-e-Servidores-Dell-com-o-SCOM-2007-R2-e-SCOM-2012-RC.aspx

A boa notícia estão disponíveis os pacotes de monitoração atualizados para funcionarem com o System Center Operations Manager 2012 R2 em: http://en.community.dell.com/techcenter/b/techcenter/archive/2013/11/27/dell-management-packs-now-support-microsoft-system-center-2012-r2.aspx

Se possui servidores Dell, não deixe de implementar a monitoração detalhada de servidores, storages e dispositivos físicos Dell.

Posted: nov 28 2013, 14:47 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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Monitorando Storages EqualLogic e Servidores Dell com o SCOM 2007 R2 e SCOM 2012 SP1/R2

Atualização de Management Packs disponivel em http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Management-Packs-para-SCOM-2012-R2-Liberados.aspx

Todos que utilizam o System Center Operations Manager 2007 sabem o quanto é importante conhecer os Management Packs para monitorar detalhes de aplicações, serviços e outros.

Porem, poucos utilizam todo o potencial que os fabricantes disponibilizam por meio dos Management Packs proprietários e hoje irei mostrar uma implementação de SCOM integrado aos equipamentos Dell, servidores e EqualLogic muito interresante.

Ressaltando que os Management Packs do SCOM 2007 são compativeis com o SCOM 2012 atualmente em Release Candidate.

Para download do Server ProPack e do EqualLogic baixe os pacotes a partir do Microsoft Pinpoint nos pacotes da Dell, evitando baixar direto do site ou guardar links, pois são atualizados com frequencia http://pinpoint.microsoft.com/en-US/PartnerDetails.aspx?PartnerId=4295881286&CurrentTab=1

Para os exemplos neste post baixei os pacotes Dell Server Suite, Dell Server Pro e Dell EqualLogic sendo que todos são gratuitos (FREE)

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O próximo passo é fazer o Discovery para encontrar os servidores e para o storage utilizando as configurações padrão do Network Discovery com o IP do portal iSCSI do EqualLogic, que já identificará o modelo bem como algumas informações básicas. A partir dai basta esperar alguns minutos até que o SCOM detecte todas as informações dos servidores e do storage:

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Primeiro é possivel ver as funcionalidades que o Dell Server/PRO permitem monitorar e note no exemplo abaixo que será alertado quando ocorrer alta temperatura do processador, problemas nas fontes redundantes, fans, voltagem e até detalhes especificos como abertura da tampa e problemas com hot spare/discos pelo Healthy Explorer dos servidores:

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Também pelo Healthy Explorer do storage EqualLogic será possivel ter uma ideia das monitorações, que não se limitam a comunicação com o storage mas chega ao nivel de grupos e discos fisicos:

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Mas o mais interessante são, sem dúvida, as views que estes Management Packs. No exemplo abaixo utilizei a Complete Diagram View e o resultado é excelente, onde temos o storage, os grupos, volumes, controladoras e detalhes adicionais:

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Note que ao clicar no disco utilizando o diagrama até o numero de série é possivel de ser visualizado, demonstrando a importância destes recursos para administração destes equipamentos:

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Claro que abordei os equipamentos que trabalho e implemento com frequencia e neste ponto a Dell tem uma parceria muito forte com o time de produtos para desenvolver monitorações eficientes.

Caso utilize produtos de outros fabricantes poderá encontrar informações similares no catálogo do Microsoft PinPoint em http://pinpoint.microsoft.com/en-US/applications/search?q=management%20packs

Posted: nov 28 2013, 13:16 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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Novos Ebooks–Windows Server 2012 R2 e SCCM 2012 Field Experience

Estes novos dois ebooks liberados pela Microsoft Press este mês são essenciais para quem quer se aprofundar nas novidades do Windows Server 2012 R2 e utiliza o System Center Configuration Manager 2012.

O primeiro dos livros trata das novidades do Windows Server 2012 R2. Com 242 páginas e escrito por Mitch Tulloch com apoio dos times de produto é muito bom em conteudo e organização:

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O segundo é um livro de dicas do SCCM 2012 com 92 páginas pelos funcionários de suporte em campo (FTE) da Microsoft e também editado por Mitch Tulloch. O livro tem a divisão por tópicos diversos e não foi criado para ser um auto-estudo, mas sim referencias especificas:

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Posted: nov 25 2013, 13:48 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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E-book gratuito sobre System Center Orchestrator 2012

Este livro é muito bom, apesar de estar disponivel a alguns dias só hoje tive a oportunidade de ler o conteudo.

E posso dizer que o conteudo é excelente!!!!

http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2013/09/18/free-ebook-system-center-designing-orchestrator-runbooks.aspx

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  • Contents
  • Introduction xi
  • Chapter 1 Introducing System Center 2012
  • Chapter 2 System Center Orchestrator
  • Chapter 3 Orchestrator architecture and deployment
  • Chapter 4 Modular runbook design and development
  • Chapter 5 Orchestrator runbook best practices and patterns
  • Chapter 6 Modular runbook example
  • Chapter 7 Calling and executing Orchestrator runbooks
  • Appendix the Windows PowerShell source code for core component
  • Appendix B Steps to set up VMM to Service Manager integration
Posted: set 30 2013, 23:57 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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Marcelo de Moraes Sincic | Monitoração de Servidores com o System Center Advisor
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Monitoração de Servidores com o System Center Advisor

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O System Center Advisor já era um produto conhecido a alguns anos, porem no inicio de Março foi anunciado que ele passou a ser gratuito para todos os clientes!

O que é o System Center Advisor?

O Advisor é similar ao System Center Operations Manager 2012 (SCOM), porem com uma série de regras baseadas em boas práticas.

Atualmente ele suporta Windows Server 2008, Windows Server 2012, SQL Server 2005, SQL Server 2008, SQL Server 2012, Exchange Server 2010, Lync 2010 e SharePont 2010.

As suas regras atualmente somam 249 itens (em 15/04/2013) e sempre sendo atualizadas e acrescentadas. É possivel escolher quais regras serão utilizadas, por produto ou feature especifica.

É importante ressaltar que o Advisor não foi criado para dar suporte a estações, o que é responsabilidade do Windows Intune.

Suas telas principais são o Dashboard que traz um resumo dos alertas por tipo de produto e servidor:

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Detalhamento de cada um dos alertas, com dados do servidor e os itens com seus respectivos valores que levaram o SCA a identificar o alerta:

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Por fim, é possivel ver o histórico de atualizaçoes de hardware e software por meio dos snapshots de configuração disponiveis, permitindo comparar os valores de uma data com outro, criando um CCM de servidores:

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Como se Cadastrar e Configurar o System Center Advisor?

Para abrir uma conta no SCA é necessário apenas ter uma Microsoft Account (antigo Live ID/Passport) e entrar na home em https://www.systemcenteradvisor.com/Default.aspx sendo que o cadastro é simples e claro.

O passo seguinte é instalar os agentes, porem iremos falar disso no próximo tópico.

Após criar a conta já é possivel configurar os alertas desejados, que podem ser acessados pela console em Alerts –> Management Alert Roles mostrado nas imagens acima na tela de alertas e ver a imagem abaixo:

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Note que é possivel selecionar as regras por tipo de produto, como a imagem acima, ou mesmo por alerta especifico, por exemplo, se o PowerShell está instalado ou não quando for verificado o sistema operacional:

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Outro item de configuração importante de ser realizado é a criação de usuários e seus papeis no portal.

A imagem abaixo das configurações de segurança mostra como podemos acrescentar, editar ou deletar usuários, bem como indicar quais alertas cada usuário irá receber em seu email:

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O SCA não permite selecionar quais itens cada usuário do portal poderá receber, uma vez que os papeis podem ser apenas de usuário (visualização) ou administrador. Para receber os alertas, selecione o checkbox abaixo:

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Instalando os Agentes nos Servidores

Para instalar os agentes é necessário baixar o aplicativo e o certificado digital, que é utilizado no Gateway como forma de autenticação. O diagrama abaixo demonstra como é o processo de comunicação:

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Para fazer o download do certificado e o agente clique em “Setting up System Advisor” na Dashboard principal e selecione os itens pelos botões de download:

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É importante entender que o agente (binário) é um só para qualquer conta, o certificado que identifica o cliente/conta que está sendo monitorada e pode ser utilizado em vários servidores que irão ser gateway. Em casos de servidores standalone, ele deverá ser agente e gateway.

Esta opção de instalação é feita durante o setup do agente:

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Se a instalação é gateway, será solicitado os dados de proxy (se houver) e a localização do arquivo do certificado. Se a instalação é de agente deverá ser colocado o nome do servidor que é o gateway. Obviamente o primeiro cliente a ser instalado deverá ser o gateway server.

Logs e Configurações

A configuração dos agentes/gateways podem ser feitas a qualquer momento por utilizar a ferramenta “System Center Advisor Configuration Wizard”, onde ele irá mostrar as configurações especificas para agente ou gateway, como as duas imagens abaixo demonstram:

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Tambem é importante que se dê permissão aos agentes no gateway por usar o grupo local “Allowed Advisor Agents” e acrescentar os computadores que irão se comunicar com ele:

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Para verificar os logs, deve ser utilizado no Event Viewer o log “Operations Manager” ou o diretório Program Files\System Center Advisor\<AgentData ou GatewayData>\Logs.

Coexistencia em Ambientes com SCOM

O agente do SCA é o mesmo utilizado pelo SCOM, portanto os dois sistemas de monitoração podem coexistir, sendo que uma mesma maquina pode se reportar aos dois sistemas, que são identificados pelo Management Group, que no caso do SCOM é definido na criação do Management Server e no caso do Advisor ao criar a conta no serviço.

Como o agente do Operations Manager já é desenhado para permitir a monitoração por vários servidores SCOM em organizações diferentes, isso não é problema ou impeditivo para ambientes em que se deseje usar os dois sistemas de monitoração.

Comentários (2) -

Marcos Aguiar said:

Marcelo,

Muito bacana este post e esta ferramenta, já estou homologando a mesma.

# abril 19 2013, 17:20

msincic said:

Oi Marcos,

E agora ele integra com o SCOM, apesar do conector ser Preview. Com isso dá para integrar os alertas e monitoração do SCOM com as "dicas" do Advisor.

Um abraço!

# abril 21 2013, 17:30
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