MVP: System Center Cloud and Datacenter Management, MCT, MCSE, MCITP, MCPD, MCDBA
MVP Logo

Últimos posts

Categorias

Tags

System Center 2016–Updates Rollup

Seguindo o lançamento do Windows 2016 com o Rollup 1 (http://www.marcelosincic.com.br/post/Upgrade-e-Update-do-Windows-Server-2016.aspx), o mesmo acontece com o System Center 2016.

Após as atualizações do System Center 2016, baixe os novos Management Packs do SCOM: http://www.marcelosincic.com.br/post/new-system-center-operations-manager-2016-management-packs.aspx

Porque isso acontece?

Antes de um fabricante liberar uma midia final ao público, ela é distribuida aos fabricantes.

Por exemplo, o fabricante de HW precisa ter certeza que alguma atualização não afetou drivers ou funcionalidades nativas do servidor. Desenvolvedores (ISVs) precisam ter certeza que seus plugins e softwares continuam “conversando” com a nova versão.

Como os dois produtos foram disponibilizados as midias aos fabricantes e desenvolvedores algumas semanas antes que o lançamento, a Microsoft precisa catalogar e gerar um pacote das atualizações que ocorreram entre esse lançamento para os fabricantes e o GA (General Avaliability) público, que normalmente é de 45 a 60 dias.

Update Rollups de System Center 2016

Update Rollup 1 para VMM: https://support.microsoft.com/en-us/kb/3190597

Update Rollup 1 para SCOM: https://support.microsoft.com/en-us/kb/3190029

Update Rollup 1 para Orchestrator: https://support.microsoft.com/en-us/kb/3190603

Update Rollup 1 para DPM: https://support.microsoft.com/en-us/kb/3190600

Update Rollup para SCCM 1609 TP: https://blogs.technet.microsoft.com/enterprisemobility/2016/09/27/update-1609-for-configuration-manager-technical-preview-available-now/


Lembrando que no caso do SCCM os upgrades e updates é realizado na própria console conforme já abordei em http://www.marcelosincic.com.br/post/Novo-Modelo-de-Updates-do-SCCM-2016.aspx

Instalação e Upgrade do System Center 2016

Com o lançamento da midia RTM (Release To Manufactoring ou Final) do Windows 2016 e System Center 2016 chega a hora de fazer o upgrade de versões 2012 R2 e 2016 Technical Preview.

Vou abordar cada um deles a partir das versões 2016 Technical Preview, já que a migração das versões 2012 R2 é normalmente mais simples e suportada.

Atualização: Veja os Update Rollups do System Center 2016: http://www.marcelosincic.com.br/post/System-Center-2016-Updates-Rollup.aspx

System Center Configuration Manager (SCCM)

O SCCM é um dos produtos que já estavam na versão 2016 desde o inicio do ano, quando foi lançado como SCCM 1511, seguinte a nomenclatura do Windows 10.

Seguem os posts que já escrevi sobre esta versão:

http://www.marcelosincic.com.br/post/Nova-Feature-do-System-Center-Configuration-Manager-1511-Atualizacoes-e-Updates.aspx

http://www.marcelosincic.com.br/post/Novo-Modelo-de-Updates-do-SCCM-2016.aspx

http://www.marcelosincic.com.br/post/System-Center-Configuration-Manager-1511-Alterar-Evaluation.aspx

Para quem tem o SCCM 2012 R2 o upgrade é tranquilo e basta executar o Setup para funcionar.

System Center Operations Manager (SCOM)

O upgrade do SCOM pode ser feito tanto da versão 2012 R2 quanto das versões 2016 Techincal Preview da mesma forma, ele suporta os dois caminhos.

A unica recomendação que o próprio setup indica é fazer o backup das bases de dados (trabalho e DW) antes, pois não há como retornar caso ocorram erros no meio do processo:

capture20161013145918707

Será necessário fazer o upgrade do Report Viewer, antes utilizamos o RV do SQL 2012 e agora deve ser utilizado o RV do SQL 2016, que é encontrado no link do próprio Setup:

capture20161013150339362

capture20161013155424938

System Center Service Manager (SCSM)

O upgrade tanto do 2012 R2 quanto das versões Technical Preview é simples, não exige nenhum tipo de restrição, ocorrendo de forma bem tranquila:

capture20161013152230043

É importante lembrar de ao final fazer o upgrade dos Management Packs a partir do wizard que o SCOM 2016 possui:

http://www.marcelosincic.com.br/post/Atualizacoes-Automaticas-no-System-Center-Operations-Manager-2016-(TP4).aspx

System Center Virtual Machine Manager (VMM)

Este é um dos produtos que não permite o upgrade automático da versão Techinical Preview, mas permite a partir da 2012 R2.

No caso do Tecnhinical Previwe, o Setup irá indicar que já existe e pedirá para desinstalar:

capture20161013151606238 

Porem, a reinstalação é simples. Basta ao desinstalar escolher a opção para manter o banco de dados:

capture20161013151636326

Ao executar o Setup novamente usar o mesmo banco de dados e diretório das bibliotecas:

capture20161013152117951

capture20161013152715060

Após isso o VMM funcionará normalmente, mas é bom lembrar que será necessário deinstalar os agentes e reinstalar, se ele não fizer o upgrade automático do agente.

Lembrando que uma das mais interessantes features é integração com o Azure: http://www.marcelosincic.com.br/post/System-Center-Virtual-Machine-Manager-2016-TP2-Integrado-com-Azure.aspx

System Center Orchestrator (SCORCH)

Assim como o VMM, ele exige reinstalar mas é possivel manter o banco de dados e reapontar na nova instalação:

capture20161013153558520

capture20161013153757300

Após o processo, os runbooks aparecerão normalmente com os mesmo Integrations Packs.

No caso dos Integrations Packs do SCORCH e do SCOM é importante fazer o upgrade dos pacotes, sendo que no SCOM é bem mais fácil por ter no menu, enquanto não temos o mesmo no Orchestrator.

Upgrade e Update do Windows Server 2016

Ontem a noite (12/10/2016) a Microsoft disponibilizou as midias do Windows Server 2016 Standard e Enterprise para os assinantes MSDN e clientes de volume pelo VLSC.

Essa nova versão traz diversas novidades, como Storage distribuido (similar ao VMWare VSAM), novas features para o sistema operacional.

Na página https://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/products/windows-server-2016/default.aspx#MenuItem3 é possivel ver todas as funcionalidades novas e tambem documentação.

Importante notar que diferente do Windows 2012 R2, o Windows 2016 volta a ter diferenças de recursos entre a versão Standard e Datacenter!!!

Update Pós Instalação

É importante que junto com a midia de instalação tambem baixe o Cumulative Update 1:

https://support.microsoft.com/en-us/kb/3194798

capture20161013105959189

É isso mesmo, a midia final ficou disponivel junto com o primeiro Cumulative Update. O motivo é que a disponibilização das mídias Technical Preview geraram dados para novas correções, e estas foram incluidas no CU1.

Upgrade De Versões 2012 R2 e Technical Preview

É possivel fazer o upgrade a partir das versões 2012 R2 normalmente, em qualquer tipo de instalação.

Para quem já havia instalado algum TP é possivel fazer o upgrade direto, porem apenas para a versão com Desktop Experience instalado.

Outros casos podem ser consultados em https://technet.microsoft.com/windows-server-docs/get-started/supported-upgrade-paths

No exemplo abaixo, o resultado de upgrade de um servidor em Cluster Hyper-V que possui Storage Spaces com RAID, discos SSD e diversas VMs em execução:

capture20161013105351510

capture20161013105829117

capture20161013105836439

Problemas no Upgrade

Assim como nas versões anteriores, caso ocorra um erro durante o upgrade é possivel reverter ao estado anterior sem problemas.

Porem, diferente de um sistemas operacional cliente (Windows 10) essa reversão não é possivel após o upgrade estar finalizado.

Posted: out 14 2016, 03:13 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filed under: Hardware | Windows | windows 2016

Novo Modelo de Updates do SCCM 2016

Como já havia escrito a algum tempo, uma das mais interessantes novidades do System Center 2016 é a capacidade dos produtos em se atualizarem automaticamente.

No System Center Operations Manager (SCOM) e Service Manager (SCSM) são so Management Packs e no System Center Configuration Manager (SCCM) a atualização inclui os binários do servidor, agente e console.

 

Atualização Automática do SCCM

Pelo console do SCCM acesse Administration –> Cloud Services –> Updates and Servicing e será possivel ver a lista de atualizações, que no caso do SCCM são os Builds, uma vez que ele não possui mais versões.

Clique sobre a versão que está disponivel, o SCCM irá manter o histórico das atualizações já realizadas.

Capturar

Ao selecionar a atualização é possivel ver os novos recursos que a atualização irá fazer, a lista de Knowlegde Bases:

Capturar0

Um item interessante ao iniciar atualização é que podemos ignorar os pré-requisitos como pode ser visto na tela abaixo no checkbox para ‘forçar” a atualização.

Claro que é importante deixar que os requisitos sejam testados, instalar uma atualização que não está com o ambiente completo pode gerar problemas e indisponibilidade permanente.

Capturar1

Outro item importante é a possibilidade de escolher as features que serão incluidas no SCCM com a atualização. Por exemplo, o Apple Volume Purchase é instalado nesse momento como se fossem as features pelo console em “Site Roles and Services”.

Caso não opte por instalar as features no momento da instalação da atualização, é possivel executar novamente mais tarde pelo mesmo caminho:

Capturar2

Como as atualizações “carregam” as novas features podemos escolher quais iremos habilitar como em outras configurações de roles:

Capturar3

Por fim após o update o SCCM poderá pedir para reiniciar o console e finalizar a instalação:

Capturar4

 

Conclusão

Realmente é um recurso excelente ter as atualizações a mão de forma tão simples e confiável.

Esse recurso tornará mais fácil manter o SCCM e outros produtos System Center saudáveis com as ultimas atualizações.

Skype Meeting Broadcast–Solução para Reuniões e Treinamento Online

Um dos recursos liberados para os clientes que tem Skype For Business é o Broadcast, que permite montar sessões e eventos online para até 10 mil pessoas, com acesso anônimo, restrito, moderador e outros recursos em uma interface web sem plug-ins!

Esse recurso funciona como o Webex, com painel de perguntas e respostas, áudio e vídeo. Porem, como o cliente do apresentador é o Skype For Business pode-se compartilhar desde um ppt até um desktop inteiro.

O melhor disso?   É um recurso gratuito para todos os clientes Enterprise com Office 365 E1, E3, E5 ou Skype For Business Plan 2!!!!

Importante: É necessário habilitar o recurso no seu tenant, que pode ser feito utilizando PowerShell https://support.office.com/en-us/article/Enable-Skype-Meeting-Broadcast-5299cce0-850e-42dc-b6ae-2d0ee775c4a9

 

Como Montar uma Sessão ou Evento

Acesse o site https://broadcast.skype.com com a sua conta corporativa e você terá acesso ao calendário com os eventos programados:

capture20160810001204686

Para criar um novo evento clique no botão “Nova Reunião” e insira os dados necessários:

  • Membros: São os usuários que irão ingressar com o Skype For Business e podem tanto fazer apresentação simultânea como atuarem como moderadores
  • Participantes: Quem poderá assistir, se anonimo basta repassar o link gerado. Se for seguro será necessário informar a lista e podem ser usuários externos. Se escolher Toda empresa será validado com o Azure AD
  • Gravaçao de vídeo: Ao selecionar esta opção a reunião é gravada e fica disponivel no portal acima. Porem, se escolher a opção “Disponibilizar…” os usuários poderá assistir ao evento com o link da inscrição, como um Replay

capture20160810001238469

Após criado o agendamento é possivel visualizar detalhes como o link e criar um convite para ser distribuido:

capture20160810001313233

Mas é tela “Configurações da página de participantes” onde temos alguns itens interessantes:

capture20160810001358751

  • Solução de problemas e suporte: O link aparece na reunião para os usuários clicarem se tiverem problemas. Não é interativo e sim uma página padrão da Microsoft que pode ser substituída por uma página personalizada
  • Link Personalizado: Como o link default possui códigos de sessão, é possível tanto encurtar com sites específicos como o http://aka.ms ou o http://bit.ly ou ainda digitar o link que agradar, lembrando que sempre irá levar o nome do tenant
  • Aplicativo do painel direito ou esquerdo: Podemos escolher qual aplicação irá aparecer para os usuários, como Yammer, Pulse ou o mais importante de todos, o Painel de Perguntas e Respostas!

capture20160810001410690

 

Iniciando e Participando da Sessão

Ao utilizar o link fornecido, seja o customizado ou default, será apresentada a tela abaixo:

capture20160810001513280

Quando clicar em “Entrar como membro da equipe do evento” será aberto o Skype For Business já que ele é onde podemos utilizar voz, vídeo e compartilhamento, além do quadro de chat que será o P&R visto pelos participantes.

Ao clicar como “Participar do evento” o usuário irá visualizar a tela ou conteúdo compartilhado pelos membros do time junto com o painel de resposta que é a configuração mais comum:

capture20160810001620880

 

Conclusão

Temos uma ferramenta excelente em mãos, muitos hoje utilizam serviços pagos e não sabem os planos de Office 365 que hoje disponibilizam este recurso gratuitamente!

 

Referencia: https://technet.microsoft.com/en-us/library/mt631189.aspx e https://support.office.com/en-us/article/What-is-a-Skype-Meeting-Broadcast-c472c76b-21f1-4e4b-ab58-329a6c33757d

Posted: ago 17 2016, 13:50 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Login
Marcelo de Moraes Sincic | Community Webcast: Utilizando dados do SQL em formulários do InfoPath2010 e SharePoint 2010
MVP: System Center Cloud and Datacenter Management, MCT, MCSE, MCITP, MCPD, MCDBA
MVP Logo

Últimos posts

Categorias

Tags

Community Webcast: Utilizando dados do SQL em formulários do InfoPath2010 e SharePoint 2010

Para quem perdeu este webcast clique no link abaixo e poderá baixar a versão gravada !!!

Como prometi no SQL Server Saturday Night (http://www.marcelosincic.com.br/Blog/post/2o-SQL-Server-Day-SQL-Server-Saturday-Nigth-Integrando-dados-do-SQL-no-Sharepoint-2007.aspx) segue abaixo o link para a palestra de uso de formulários para manipulação de dados do SQL Server 2008 diretamente no Sharepoint, utilizando o InfoPath, já nas versões 2010 Beta.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Vou utilizar o Sharepoint 2010 e o InfoPath 2010, mas o uso com o Sharepoint 2007 e InfoPath 2007 é similar.

Link para inscrição: https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032440625&culture=pt-br

Idioma(s): Português.
Produto(s): Microsoft Office InfoPath,Microsoft SQL Server.
Público(s): Dev/Programador Pro,Generalista de TI.
   
   
Duração: 60 Minutos
Data de Início:
sábado, 20 de fevereiro de 2010 17:00 Brasília
 
 

Visão Geral do Evento

Utilizando dados do SQL em formulários do InfoPath2010 e SharePoint 2010

O Sharepoint 2010 integra as funções de gerenciamento de formulários que na versão 2007 era um componente instalado separadamente. Abordaremos como fazer para formulários criados no InfoPath 2010 acessarem dados do SQL Server 2008 por meio de Web Services. Veremos como receber dados e enviar dados para web services utilizando os formulários, possibilitanto integração real entre dados online e o SharePoint. Importante: Os mesmos conceitos poderão ser utilizados no SharePoint 2007 (com o Office Forms) e InfoPath 2007.
x
Palestrante: Marcelo Sincic, Desenvolvedor desde 1989 com Clipper S’87 e Dbase III rodando em Novell 2.0, atualmente é Certificado Microsoft como MCITP, MCTS, MCPD, MCSA, MCDBA, MCAD e MCT, pela IBM como CLP Domino 6.5 e pela SUN como Java Trainer. Possui certificação em Sharepoint, Windows 7, Windows 2008 e SQL Server 2008, estando entre os primeiros no mundo a obterem as certificações MCTS e MCITP para Windows 7 com o titulo Charter Member. Atualmente presta consultoria e atua como instrutor .NET e plataforma Microsoft, mas é. Perfil completo em
http://www.marcelosincic.eti.br/blog/page/Sobre-o-Autor.aspx

Este é um evento realizado pela COMUNIDADE TÉCNICA com o apoio da MICROSOFT.

Posted: jan 20 2010, 11:18 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filed under: Sharepoint | SQL Server
Os comentários estão fechados
Login