Microsoft Cloud Solution Architect - MVP Alumni Security + CDM, MCT, Cybersecurity Expert, Security+, (isc)2 Cybersecurity Certified, Azure Solution Expert
MVP Logo

Últimos posts

Categorias

Tags

Novo Ebook gratuito: Microsoft System Center: Network Virtualization and Cloud Computing

Este eBook explica em detalhes como implementar SDN (Software Defined Network) que é uma das tecnologias que deverá crescer muito nos próximos anos.

O livro é muito bom, o que já pude ver é que está separado em parte conceitual, diversos exemplos práticos (2 VMs com o mesmo Range, 2 VMs com o mesmo IP, etc) e também uma seção ensinando passo a passo como configurar os hosts e o VMM.

image

Campanha Microsoft Certifica Você

Muito interessante participar desta campanha, que dará a oportunidade de sorteio de produtos e vouchers de exame: http://technet.microsoft.com/pt-br/dn630262

Foram selecionados 5 MVAs que permitem aprender mais do Windows 2012 e System Center, alem de instruções para utilizar os Virtual Labs da Microsoft.

Não deixe de participar!!!!

A campanha Microsoft Certifica Você, vai te dar 1 notebook, 5 licenças do Windows 8 PRO e 30 vouchers de certificação Oficial Microsoft! Para isso, é só montar o seu laboratório virtual e realizar os cursos listados abaixo!

Confira os prêmios abaixo:

  1. 1º colocado: 1 Notebook Touch-screen Asus, 1 licença do Windows 8 PRO e 1 voucher de certificação oficial Microsoft;
  2. 2º ao 5º colocado: 1 Licença do Windows 8 PRO e 1 voucher de certificação oficial Microsoft;
  3. 6º ao 30º colocado: 1 voucher de certificação oficial Microsoft.
Posted: mar 14 2014, 15:30 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Utilizando IP Fixo em Maquinas Virtuais no Windows Azure

Um novo recurso que se tornou disponivel nas novas versões do PowerShell para o Windows Azure são os comandos “StaticVNetIP”. Você pode baixar a nova versão em http://www.windowsazure.com/pt-br/downloads/#cmd-line-tools

Estes comandos permitem que se fixe o IP dentro do range da rede virtual que você já tenha definido, permitindo assim que consiga garantir o IP de cada VM sem a necessidade de fazer o “Start” na ordem fixa todas as vezes.

Passo 1: Saiba os Riscos e Gerencie Seus IPs

Antes de iniciarmos, é importante ressaltar que não há suporte se houver problemas (http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windowsazure/jj156090.aspx#BKMK_IPAddressDNS):

“Use DHCP-leased addresses (this is mandatory — static addresses are NOT supported)

Portanto, antes de começar a designar IPs fixos as suas VMs, lembre de manter uma lista dos IPs definidos!

Além disso, não utilize IPs que não estejam no range da sua rede virtual. Por exemplo, a minha rede tem o range 10.0.1.4 a 254 e se eu fixar o IP 10.0.2.4 a uma VM, ele ficará incomunicável e precisará ser excluida.

image

 

Passo 2: Registrar a Assinatura no PowerSell

Este passo é permanente, e basta executar o comando Add-AzureAccount que irá abrir uma janela de autenticação e importará os dados da sua assinatura:

Capture

Para verificar se importou com sucesso use o comando Get-AzureSubscription que retornará os dados da assinatura registrada:

image

Caso precise remover uma assinatura que tenha utilizado no passado para teste, o comando Remove-AzureSubscription é indicado. Se necessário, precisará redefinir sua assinatura padrão, o comando abaixo redefinirá o default:

image

 

Passo 3: Registre o IP de cada VM

Para registrar os IPs lembre-se do que foi comentado no início, é necessário que eles estejam no range da rede virtual que você tenha definido, senão a VM não poderá mais ser acessada e ficará incomunicável.

O comando que utilizaremos para fixar o IP não trabalha com strings, o primeiro passo é usar o comando Get-AzureVM para retornar em uma variável o PermanentID da VM desejada:

image

O comando acima procura a VM “W2012-Exch-3” no catálogo e retorna o ID, e o comando Set-AzureStaticVNetIP abaixo fixa o IP:

image

Obs: Pode-se usar o “pipe |” para executar os comandos na mesma linha se desejado

Porem, note que o comando acima não foi confirmado, apenas como que simulado. O correto é utilizar o Update-AzureVM na sequência para confirmar a alteração, como um commit.

Sendo assim, a sequencia de comandos para alterar as VMs seria como o exemplo abaixo:

image

Note que neste exemplo 3 diferentes VMs tiveram seus IPs fixados e é possivel com o comando Get-AzureStaticVNetIP consultar se a VM fixou o IP desejado:

image

Por fim, ao verificar o escopo de rede no Azure, pode-se ver que as maquinas reiniciadas receberam o IP que fixamos:

ListaIPs

Posted: mar 11 2014, 00:25 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Login
Marcelo Sincic | MSDN Webcast: Integrando Web Services Java 2 EE com .NET Quinta dia 27/5 as 21:00
Microsoft Cloud Solution Architect - MVP Alumni Security + CDM, MCT, Cybersecurity Expert, Security+, (isc)2 Cybersecurity Certified, Azure Solution Expert
MVP Logo

Últimos posts

Categorias

Tags

MSDN Webcast: Integrando Web Services Java 2 EE com .NET Quinta dia 27/5 as 21:00

Este webcast já estava agendado para acontecer no inicio deste mes, mas tive problemas de saude e foi necessário adiar.

Já estamos com as demos prontas e iremos mostrar com o GlassFish e NetBeans como criar web services com suporte do Metro para passagem de dados entre o J2EE e o .NET, tanto em SOAP quanto RESTful. Vale a pena !!!!

Idioma(s):  Português. 
Produto(s):  Microsoft .NET. 
Público(s):  Dev/Programador Pro. 
Apresentador(es):  André Selim,  Marcelo Sincic 
Duração:  60 Minutos 
Data de Início:  quinta-feira, 27 de maio de 2010 20:00 Brasília  

Registro: https://msevents.microsoft.com/CUI/WebCastEventDetails.aspx?EventID=1032452768&EventCategory=4&culture=pt-BR&CountryCode=BR

Visão Geral do Evento 

Neste webcast abordaremos a integração de web services utilizando os dois ambientes distintos, um servidor executando Java 2 Enterprise em ambiente não-microsoft (GlassFish) e outro servidor executando IIS 7 e .NET. Iremos demonstrar como fazer a chamada em REST e SOAP dos web services do Java em .NET e do .NET no Java. Também apresentamos algumas das incompatibilidades entre os ambientes e como resolvê-los.

Palestrante: Marcelo Sincic, Desenvolvedor desde 1989 com Clipper S'87 e Dbase III rodando em Novell 2.0, atualmente é Certificado Microsoft como MCITP, MCTS, MCPD, MCSA, MCDBA, MCAD e MCT, pela IBM como CLP Domino 6.5 e pela SUN como Java Trainer. Possui certificação em .NET, Sharepoint, Windows 7, Windows 2008, SQL Server 2008 e outros produtos Microsoft, estando entre os primeiros no mundo a obterem as certificações MCTS no Windows 2008 e MCITP para Windows 7 com o titulo Charter Member. Atualmente presta consultoria e atua como instrutor .NET e plataforma Microsoft. Perfil completo em http://www.marcelosincic.com.br/blog/page/Sobre-o-Autor.aspx
 
Palestrante: André Selim, escreveu suas primeiras linhas de código em 1992 em Clipper e Dbase IV, posteriormente dedicando-se ao desenvolvimento de soluções fazendo uso do pacote Microsoft Office e Visual Basic. Atualmente esta focado em ferramentas IBM, mas especificamente em soluções de colaboração utilizando Lotus Notes e Domino. Nos últimos três anos trabalhou em projetos na IBM Brasil - GBS, onde implementou uma solução customizada de busca utilizando Domino , Java e Web Services. Certificado Microsoft como MCP, e IBM como IBM Certified Instructor e IBM Certified Professional para Administração e Desenvolvimento em Lotus Notes. Educador por vocação sempre procurou conciliar treinamento as atividades de consultoria, tendo sido professor nos cursos de graduação em Sistemas de Informação na Uniban e nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atualmente dedica-se a atividades de treinamento e consultoria.

Posted: mai 25 2010, 11:36 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filed under: .NET
Os comentários estão fechados
Login